Olá, mundo! Quem somos nós? - LabeCast #00

Chegamos! A partir de agora, o time da Labenu estará presente em todas as plataformas de áudio e no Youtube com o LabeCast, o podcast oficial da Labenu.

Seguindo a tradição de todas as pessoas programadoras, nosso primeiro episódio se chama "Olá, mundo!”. E começamos aqui a nossa jornada de trazer conteúdo sobre tecnologia, programação, desenvolvimento de software, linguagens, e tudo o que for relevante no universo tech.

Todas as terças-feiras às 10h responderemos a uma pergunta referente a esses assuntos que tanto fazem parte do nosso dia-a-dia.

Letícia Chijo:

Oi! Eu sou a Letícia Chijo.

Luciano Naganawa:

E eu sou o Luciano Naganawa.

Chijo:

E começa agora mais um episódio do LabeCast, o podcast oficial da Labenu.

[INTRO]

Chijo:

Oi, gente, tudo bem?

Eu sou a Letícia Chijo e eu vim aqui, junto com o Luciano apresentar para vocês o LabeCast.

Lu:

Oi, gente! Eu sou o Luciano, e estou aqui também participando com a Chijo.

Chijo:

E esse é o nosso novo podcast: o LabeCast. E a gente vai falar todas as semanas sobre tecnologia. Esse é o nosso assunto principal. Em cada episódio a gente vai responder algumas perguntas sobre a tecnologia do dia a dia, sobre programação, sobre o mercado de trabalho, e esses assuntos que forem surgindo, que a gente for recebendo perguntas também.

Lu:

Acho que a ideia é a gente conversar sobre assuntos relevantes pra quem tem interesse no mercado de tecnologia, tá querendo aprender; ou já está no mercado e quer aprender coisas novas, quer saber o que está acontecendo nas empresas e com as tecnologias. E a gente aprender um pouquinho mais, cada vez que a gente trouxer um conteúdo novo aqui.

Chijo:

Eu acho que é interessante a gente falar um pouco sobre quem somos nós, por que a gente está aqui falando sobre tecnologia. Então vou pedir pra você começar, Lu, contando um pouquinho quem é você e o que você faz.

Lu:

Bom, meu nome é Luciano, eu sou um dos fundadores da Labenu, e hoje meu cargo é de CEO. Então, é com isso que eu trabalho hoje em dia.

Depois a gente explica com mais calma direitinho o que é a Labenu, para quem não conhece.

Mas faz um tempo que estou no mercado de tecnologia. Eu fiz um bootcamp há mais ou menos uns dez anos atrás, para começar o desenvolvimento de aplicativos IOS. Eu já gostava de tecnologia, mas não trabalhava profissionalmente com isso. E foi aí que eu comecei a trabalhar. Empreendi pela primeira vez numa fábrica de software, um lugar ou uma consultoria, onde desenvolvia projetos para outras empresas. E trabalhei bastante tempo ali, mais com a parte de projetos e programação, mesmo. Eu programava tanto pra IOS, quanto para aplicações web, e participei de projetos com várias empresas aí do mercado, que hoje são super destaque.

E em 2019 eu fundei a Labenu, e desde então eu trabalho mais na gestão dessa empresa.

E, Chijo, conta um pouquinho do que você já fez.

Chijo:

Eu entrei no mundo da programação bem novinha lá tinha 15 aninhos, fiz Técnico de Informática e foi onde eu comecei a gostar bastante desse mundo da tecnologia, em especial da programação. Eu sentia que era uma ferramenta que resolvia muitos problemas.

Então, em 2009, que foi quando eu comecei a fazer esse curso, muitas coisas que a gente tem hoje não existiam naquela época, muitas facilidades que a gente tem. E até que, com a pandemia, ficaram muito essenciais na nossa vida. Então, eu sempre tive um pouco essa visão de usar a programação e a tecnologia para ajudar as pessoas, pra melhorar os processos e a nossa vida de forma geral.

E aí, depois disso, eu continuei na área, estudei engenharia de computação, e meu primeiro estágio foi na fábrica de software que o Luciano fundou. Então foi assim que a gente se conheceu. Trabalhei lá por uns anos. Depois tive uma breve experiência de empreendedora, também. A gente criou uma plataforma de No Code, para fazer aplicativos, chamada Atlantica. Mas a gente deu uma pausa no projeto. E aí eu entrei também para Labenu, depois disso, como instrutora, e agora estou aí mais focada nessa parte de produção de conteúdo também.

Lu:

Legal, Chijo! Vou falar um pouquinho sobre o que é a Labenu.

A Labenu é uma edtech, que foi fundada em São Paulo, mas hoje é uma empresa remota, distribuída pelo Brasil, a gente oferece cursos de programação. A gente quer inserir pessoas no mercado de tecnologia, dar oportunidade das pessoas de trabalharem com desenvolvimento, a gente faz isso através de cursos no formato bootcamp.

E a gente preza muito pela inclusão, tanto na experiência quanto no acesso mesmo. Então, a gente pensa em soluções de como permitir que as pessoas tenham maior facilidade para estudar. Tenham uma tranquilidade para fazer o curso entrar no mercado.

E a gente apoia muito as pessoas, na hora de buscar o emprego, tanto na formação quanto na hora de passar pelos processos seletivos, encontrar as vagas, as empresas, a gente trabalha bastante com isso aqui na Labenu.

Chijo: 

Até se não ficou claro, o nome do podcast veio um pouco daí: o LabeCast, que é o podcast da Labenu, onde a gente vai falar, então, sobre programação - claro que é a nossa área de atuação maior -, e mais sobre tecnologia em geral, sobre coisas que a gente tem no dia a dia, coisas que a gente interage e tecnologias novas que vão surgir para, enfim, modificar como a gente faz essas coisas, sobre o mercado de trabalho, sobre o que está acontecendo agora no mercado.

Então a nossa ideia é trazer atualizações e informações sobre todos esses temas para vocês.

Lu:

Acho que também queria deixar claro que a gente quer trazer esses conteúdos de um jeito interessante, pensar coisas relevantes.

Então, abrir espaço para as pessoas poderem perguntar, trazer temas, que a gente de fato entenda o que as pessoas próximas estão querendo saber, o que é relevante no mercado coisas novas, porque tanto eu quanto a Chijo, a gente gosta de saber o que tem de novo, o que está acontecendo, que pode se tornar relevante ainda mais no futuro.

E que a gente vai pensar no formato. E a gente está aberto para feedbacks, sugestões, tanto do conteúdo quanto do formato. A gente espera conseguir trazer alguns convidados especiais, para participar, que sejam aqui da Labenu, ou do mercado. E a ideia é que a gente crie um canal, um conteúdo, para que todo mundo que está interessado em tecnologia, no mercado de programação e essas coisas.

Chijo:

E vamos construindo juntos esse podcast. A gente lança ele no YouTube e nas plataformas de áudio, como o Spotify. E vocês podem acompanhar a gente nas nossas redes sociais também para mandar suas perguntas, pra mandar as suas opiniões. E hoje, além dessa nossa introduçãozinha, a gente já vai ter então o nosso primeiro episódio temático. E a pergunta que a gente vai responder: "É verdade que eu vou ficar rica, se eu virar uma programadora?"

Então, você já pode ter acesso a esse conteúdo. É só entrar lá na sua plataforma, de preferência para ouvir a gente.

Lu:

Legal, Chijo! Então estou super animado aí para os próximos episódios, próximas conversas. A gente já está com umas ideias bem legais, e aguardo todo mundo que está ouvindo nos próximos episódios, também.

Chijo:

Obrigada, gente! E até a próxima.